Como usar o VIA para programar seu teclado

Siga as instruções abaixo para programar um teclado Keychron compatível com VIA.

Como remapear uma chave no VIA?

1. Conecte seu teclado com nosso cabo e clique aqui para abrir o VIA. (Atualmente, o VIA on-line só pode ser aberto por navegadores baseados no Chromium.)
 
2. Baixe o arquivo JSON do mapa de teclado correto se o VIA não autorizar seu teclado. Como leva tempo para o Github aprovar nosso envio de código VIA, alguns arquivos JSON do mapa de teclado podem não ser reconhecidos automaticamente no momento.
   
Você pode baixar o arquivo JSON do mapa de teclado pesquisando “mapa de teclado funcionando no VIA” na página do produto do teclado. Ou você pode acessar este link para localizar o arquivo JSON do seu teclado. Ele pode ser encontrado na última parte da página do firmware.

4. Depois de fazer o download do arquivo JSON do mapa de teclado, acesse o VIA e ative a guia "Mostrar design" na guia "Configurações". (Se já estiver ativado, pule esta etapa.)
 
5. Arraste o arquivo JSON para a guia “Design” no VIA.
 
6. Na guia Configurar, selecione a seção KEYMAP e clique na chave que deseja programar, e a chave piscará lentamente. Clique na chave que deseja remapear na seção BASIC/MEDIA/MACRO/LAYERS/SPECIAL/QMK LIGHTING/CUSTOM. E está feito. Aqui está um exemplo de vídeo.

Como criar uma macro no VIA?

Uma macro é uma série de teclas pressionadas juntas para executar uma ação, agora você pode programar para usar apenas uma tecla para executar a mesma ação, por exemplo, segurar Shift+Command+4 (captura de tela no macOS) pode ser feito com apenas um chave. Aqui está como:
 
1. Vá para MACROS no canto superior esquerdo da guia Configurar.
 
2. Pesquise os códigos-chave que representam a chave desejada em https://docs.qmk.fm/#/keycodes_basic e, a seguir, copie e cole os Aliases da página no VIA.
 
3. Por exemplo, insira {KC_LSFT,KC_LGUI,KC_4} na área da caixa Macro 0 e pressione Salvar. A tecla M0 se tornará Shift+Command+4 (captura de tela no macOS).
 
4. Selecione a seção KEYMAP, clique na chave que deseja substituir e a chave piscará lentamente no VIA. Vá para a seção MACRO no canto inferior esquerdo, clique na tecla M0 e pronto.
 
Aqui está um vídeo tutorial:

Como usar diferentes camadas para definir as chaves de combinação

Você pode personalizar cada tecla em cada camada do seu teclado com VIA, há duas camadas para Mac e duas camadas para Windows. Por exemplo, o teclado Q1 vem com 81 teclas, então você pode remapear até 324 teclas (81 x 4) desejadas.

A camada padrão do teclado é a camada 0.

O botão M0(1) = camada 1
O botão M0(3) = camada 3

Exemplo: use a função de camada no VIA para definir botão liga/desliga = fn + INS no macOS.

1. Temos a tecla "fn" (também conhecida como MO(1) no VIA). Agora precisamos definir o botão liga / desliga = "fn" + "tecla do canto superior direito".

2. Clique em CAMADA 1.
 
3. Clique na tecla "ins" no canto superior direito (a tecla piscará lentamente). Em seguida, encontre a tecla “power” na seção ESPECIAL e clique nela.

4. Segure fn e a tecla superior direita para desligar o computador.

PS: A opção de desligamento normalmente aparecerá e permitirá que você escolha “Desligar”, “Suspender” ou “Reiniciar”. No entanto, verifique se o sistema tem a opção pop-up ativada, caso o sistema seja desligado diretamente e o arquivo não seja salvo.